3 eventos ao vivo
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

Fátima acerta no tom ao narrar os incidentes na Sapucaí

Apresentadora nunca cai na armadilha da espetacularização da notícia

28 fev 2017
16h51
  • separator
  • comentários

Ainda que esteja envolvida diariamente com o entretenimento popular no ‘Encontro’, Fátima Bernardes não deixa de ser uma jornalista atenta, sensata e com credibilidade.

Essas características foram ressaltadas na transmissão dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio.

Vários incidentes obrigaram a apresentadora a assumir uma postura jornalística, como nos velhos tempos de repórter e âncora de telejornais.

Fátima Bernardes ancorou a transmissão dos desfiles no Rio com Alex Escobar
Fátima Bernardes ancorou a transmissão dos desfiles no Rio com Alex Escobar
Foto: João Miguel Jr./TV Globo / Divulgação

Na madrugada desta terça-feira (28), ela conduziu a cobertura do desabamento do teto de um carro alegórico da Unidos da Tijuca.

Alguns repórteres da Globo pareciam mais preocupados com o prejuízo à performance da escola, enquanto Fátima priorizava obter e transmitir informações a respeito dos feridos.

E o fez de maneira discreta, sem jamais aproveitar a ocasião para lançar o sensacionalismo por audiência. Essa é a diferença essencial entre o jornalismo ético e o jornalismo da espetacularização.

No domingo (26), ela teve a mesma postura correta quando uma alegoria da Paraíso do Tuiuti prensou pessoas na grade que separa a pista da arquibancada. Narrou com discernimento e respeito às vítimas.

Naquela noite, a apresentadora suscitou involuntariamente um meme. Quando um carro da União da Ilha avançou em direção ao estúdio da Globo, na dispersão da Sapucaí, Fátima viveu seu dia de Galvão Bueno: “Vai bater, vai bater, bateu”.

A situação inusitada ganhou dezenas de montagens e repercutiu nas redes sociais, assim como a boa forma e a descontração da jornalista nos momentos mais leves da transmissão.

Fátima Bernardes jamais cai na armadilha do ego, tentando aparecer mais do que o show em si, ainda que sempre vire notícia pela celebridade que se tornou.

Nas entrevistas com os integrantes das agremiações, sabe extrair emoção e bom humor, além de demonstrar interesse genuíno pelo Carnaval e sua indústria. No quesito ‘harmonia’, ela merece nota 10.

A apresentadora em alguns momentos na Marquês de Sapucaí
A apresentadora em alguns momentos na Marquês de Sapucaí
Foto: Instagram/@fbbreal / Reprodução

Blog Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail jb.saladetv@terra.com.br

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade