0
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

Globo vive ‘inferno astral’ com audiência baixa de novelas

O retorno do público que cancelou a TV paga não melhorou o desempenho no Ibope

11 fev 2017
15h41
  • separator
  • comentários

A Globo completará 52 anos em abril. No momento, vive seu ‘inferno astral’ no Ibope. As três principais novelas do canal estão com audiência menor do que as antecessoras.

A trama das 18h, ‘Sol Nascente’, marca 20 pontos de média, 7 a menos do que ‘Eta Mundo Bom’. Às 19h, ‘Rock Story’ registra 24 pontos, 3 atrás de ‘Haja Coração’.

Na mais lucrativa faixa de teledramaturgia da emissora, às 21h, ‘A Lei do Amor’ atingiu 26 pontos de média. Melhorou, mas ainda está distante dos 29 de ‘Velho Chico’.

Rafael Cardoso (Cesar) e Giovanna Antonelli (Alice) em cena de 'Sol Nascente'
Rafael Cardoso (Cesar) e Giovanna Antonelli (Alice) em cena de 'Sol Nascente'
Foto: Raquel Cunha/TV Globo / Divulgação

Por que essas novelas globais atraem menos público? Não se pode argumentar suposta queda no número de aparelhos de TV ligados.

De acordo com o Ibope, houve até um aumento nos últimos meses em função da crise econômica ter obrigado muitas famílias a cortarem a assinatura da TV paga e o lazer externo.

As limitadas opções na TV aberta voltaram a ser o passatempo principal em milhões de lares com orçamento apertado. Mas esse retorno de telespectadores não resultou no crescimento de audiência das novelas atuais.

A explicação mais adequada está na incapacidade das tramas da Globo de atrair e segurar o público. ‘Sol Nascente’ e ‘A Lei do Amor’ apresentam problemas graves, como a falta de carisma de personagens principais e enredos desinteressantes, sem doses mínimas de emoção, expectativa e humor.

Já ‘Rock Story’ é uma produção ‘redonda’: tem ótimos tipos e aspectos de originalidade numa trama ágil. Mesmo assim não conseguiu manter o índice herdado da novela anterior.

No momento, os resultados positivos na Globo são ‘Malhação – Pro Dia Nascer Feliz’, com 18 pontos de média, 2 acima da temporada anterior, ‘Malhação – Seu Lugar no Mundo’, e a reprise de ‘Cheias de Charme’ no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, com 16 pontos, dois a mais do que a reapresentação anterior, ‘Anjo Mau’.

Blog Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail jb.saladetv@terra.com.br

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade