Impeachment liderou a audiência do telejornalismo em 2016
O escritório brasileiro da GfK, empresa alemã que este ano passou a medir a audiência da TV no País, em concorrência ao Ibope, divulgou números em relação ao segundo semestre.
A política roubou a cena da teledramaturgia, de reality shows e até do esporte, em ano de Olimpíada e Paralimpíada no Brasil.
De acordo com os índices da GfK, a votação definitiva do impeachment de Dilma Rousseff, no Senado, em 31 de agosto, atraiu 35,1 milhões de brasileiros diante da TV. Foi o evento jornalístico mais visto do ano.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, no dia 5 de agosto, foi acompanhada por 28,2 milhões de telespectadores. Esses dados referem-se ao campo de pesquisa da GfK em 15 regiões metropolitanas.
Com tantas notícias sobre política e economia, o jornalismo foi o gênero de maior alcance entre quem vê TV aberta no Brasil. Em segundo lugar ficaram as novelas e em terceiro, os filmes. O ranking da audiência dos canais pagos é diferente: filmes, depois séries e programas infantis.
"O momento conturbado para a política brasileira impacta diretamente no aumento do consumo de informação. O comportamento do consumidor de TV também muda diante de situações factuais como férias, dias com muita chuva, falta de recursos para entretenimento fora de casa etc.", avalia Flavio Ferrari, diretor-geral de medição de audiência da GfK no Brasil.
É provável que em 2017 o jornalismo continue a liderar a preferência dos telespectadores. O menu a ser oferecido pelas emissoras inclui a revelação de dezenas de delações na Operação Lava Jato, o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE, as ações para a retomada do crescimento econômico e as articulações para a campanha presidencial de 2018.
Com tanto assunto relevante, como prestar atenção na novela?