0

Impeachment liderou a audiência do telejornalismo em 2016

23 dez 2016
18h53
atualizado em 24/12/2016 às 10h33
  • separator
  • 0
  • comentários

O escritório brasileiro da GfK, empresa alemã que este ano passou a medir a audiência da TV no País, em concorrência ao Ibope, divulgou números em relação ao segundo semestre.

Dilma Rousseff discursa durante julgamento no Senado (Foto: Reprodução/Instagram/@dilmarousseff)
Dilma Rousseff discursa durante julgamento no Senado (Foto: Reprodução/Instagram/@dilmarousseff)
Foto: Sala de TV

A política roubou a cena da teledramaturgia, de reality shows e até do esporte, em ano de Olimpíada e Paralimpíada no Brasil.

De acordo com os índices da GfK, a votação definitiva do impeachment de Dilma Rousseff, no Senado, em 31 de agosto, atraiu 35,1 milhões de brasileiros diante da TV. Foi o evento jornalístico mais visto do ano.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, no dia 5 de agosto, foi acompanhada por 28,2 milhões de telespectadores. Esses dados referem-se ao campo de pesquisa da GfK em 15 regiões metropolitanas.

Com tantas notícias sobre política e economia, o jornalismo foi o gênero de maior alcance entre quem vê TV aberta no Brasil. Em segundo lugar ficaram as novelas e em terceiro, os filmes. O ranking da audiência dos canais pagos é diferente: filmes, depois séries e programas infantis.

"O momento conturbado para a política brasileira impacta diretamente no aumento do consumo de informação. O comportamento do consumidor de TV também muda diante de situações factuais como férias, dias com muita chuva, falta de recursos para entretenimento fora de casa etc.", avalia Flavio Ferrari, diretor-geral de medição de audiência da GfK no Brasil.

É provável que em 2017 o jornalismo continue a liderar a preferência dos telespectadores. O menu a ser oferecido pelas emissoras inclui a revelação de dezenas de delações na Operação Lava Jato, o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE, as ações para a retomada do crescimento econômico e as articulações para a campanha presidencial de 2018.

Com tanto assunto relevante, como prestar atenção na novela?

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade