0
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

Jornalistas de TV tratam seguidores do Twitter como VIPs

Quem conquista popularidade no microblog pode ganhar mais audiência na televisão

10 fev 2017
18h55
atualizado às 20h26
  • separator
  • comentários

Na tarde de sexta-feira (10), antes de iniciar a gravação do ‘Fatos e Versões’ que será exibido no sábado, na GloboNews, Cristiana Lôbo fez uma transmissão ao vivo do estúdio na sua página no Twitter para apresentar os convidados e adiantar os assuntos da edição.

Jornalistas de TV dão cada vez mais atenção aos seus seguidores nas redes sociais. Chegam a compartilhar informações privilegiadas sobre política e economia antes mesmo de comentá-las diante das câmeras.

Cristiana Lôbo, Gerson Camarotti e Miriam Leitão: cumplicidade com os fãs na web
Cristiana Lôbo, Gerson Camarotti e Miriam Leitão: cumplicidade com os fãs na web
Foto: TV Globo / Reprodução / Divulgação

No microblog, eles têm mais tempo, espaço e liberdade para se exprimir do que na televisão, onde tudo é cronometrado, pré-pautado e há uma inegável autocensura – ou diplomacia jornalística, se preferir.

Além disso, o Twitter permite atrair uma audiência individualizada, com base no prestígio pessoal de cada jornalista, e existe a valiosa possibilidade de transformar esses seguidores virtuais em telespectador fiéis.

Cristiana Lôbo, por exemplo, acaba de atingir 1 milhão de pessoas no microblog. É um número relevante, conquistado por poucas estrelas do telejornalismo.

Outro caso de sucesso é o de Miriam Leitão, com quase 2,3 milhões de tuiteiros a segui-la. Especialista em economia, a jornalista da Globo e GloboNews transformou sua conta numa agência de notícias capaz de orientar desde o investidor iniciante até os experts em Bolsa de Valores.

O canal de notícias do Grupo Globo tem outros jornalistas bastante dedicados às redes sociais. Renata Lo Prete, Gerson Camarotti e Andréia Sadi nunca ficam muitas horas sem postar informações de bastidores e análises pessoais sobre o mundo do poder.

Para eles, os seguidores virtuais passaram a ser tão importantes quanto as melhores fontes.

Veja também

Blog Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail jb.saladetv@terra.com.br

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade