PUBLICIDADE

Repórter da Globo, Vladimir Netto revela bastidores da Lava Jato em livro

22 jun 2016 12h08
ver comentários
Publicidade
O autor no lançamento em Curitiba (Foto: Reprodução/Twitter/@vnetto)
O autor no lançamento em Curitiba (Foto: Reprodução/Twitter/@vnetto)
Foto: Sala de TV

Vladimir Netto, repórter da Globo em Brasília, ficou 17 meses imerso no mar de informações da investigação do maior escândalo de corrupção do Brasil. A experiência resultou no livro Lava Jato, lançado esta semana pela editora Primeira Pessoa.

Na noite de autógrafos realizada na terça-feira (21), em Curitiba, havia dois personagens centrais na fila para cumprimentar o autor: o juiz Sérgio Moro e o policial Newton Ishii, o Japonês da Federal.

"O meu objetivo foi mostrar os bastidores da Lava Jato e explicar por que essa operação foi mais longe do que todas as outras", disse Vladimir Netto em entrevista ao Jornal das Dez, da GloboNews. "Escrevi como se fosse um thriller, um filme de ação, para colocar o leitor dentro das operações."

Foi durante a cobertura da posse do segundo mandato de Dilma Rousseff, em 1º de janeiro de 2015, que o jornalista enviou uma mensagem à editora aceitando o desafio de escrever a obra.

O livro-reportagem foi concluído às vésperas da data de lançamento. "A sucessão de acontecimentos me obrigou a atualizar e reescrever alguns capítulos", explicou.

Outra presença que atraiu flashes no lançamento da obra na 'República de Curitiba' foi a de Miriam Leitão. A respeitada jornalista da Globo e GloboNews é mãe de Vladimir Netto.

"Vi meu filho ralar muito para escrever o livro. Fez uma apuração primorosa, dedicou-se intensamente, ouviu inúmeras pessoas para contar a história dos dois primeiros anos da Lava Jato. A velocidade dos acontecimentos foi impressionante", escreveu Miriam em sua página no Facebook.

O cineasta José Padilha, dos filmes Tropa de Elite e da série Narcos, comprou os direitos da obra. O conteúdo será usado no roteiro de um seriado sobre o escândalo de corrupção na Petrobras, previsto para estrear na Netflix em 2017.

De perfil discreto, Vladimir Netto tornou-se um dos repórteres mais atuantes da Globo na cobertura da Lava Jato. Em matérias e links (entradas ao vivo) traduz com competência o emaranhado de dados das investigações.

Na noite desta quarta-feira (22), o autor lança seu livro a partir das 19h na Livraria Saraiva do Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo.

Vladimir com o juiz Moro e Miriam Leitão, na noite de autógrafos, no Paraná (Foto: Reprodução/Facebook/@nettovladimir)
Vladimir com o juiz Moro e Miriam Leitão, na noite de autógrafos, no Paraná (Foto: Reprodução/Facebook/@nettovladimir)
Foto: Sala de TV
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade