0
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

Sérgio Rizzo promove encontro sobre o Oscar em SP

Apresentador do 'Arte 1' vai comentar a carreira dos principais concorrentes ao prêmio

21 fev 2017
15h11
atualizado às 16h06
  • separator
  • comentários

Crítico de cinema e apresentador do canal ‘Arte 1’, Sérgio Rizzo vai reunir apaixonados pela sétima arte e interessados no Oscar 2017 em encontro nesta quarta-feira (22), às 20h, na Casa do Saber, em São Paulo.

Durante duas horas, serão avaliadas as trajetórias de profissionais indicados nas principais categorias do mais midiático prêmio cinematográfico do planeta.

Rizzo, que é doutor em meio e processos audiovisuais e mestre em artes e cinema pela ECA-USP, conversou com o ‘Sala de TV’ a respeito dos favoritos a ganhar a estatueta dourada e a dificuldade de o Brasil voltar à categoria ‘Melhor Filme Estrangeiro’.

Jornalista reprova o critério de escolha dos filmes brasileiros que tentam chegar ao Oscar
Jornalista reprova o critério de escolha dos filmes brasileiros que tentam chegar ao Oscar
Foto: Casa do Saber / Divulgação

‘La La Land’ se tornou o filme mais badalado da temporada. Há razões para tamanho oba-oba?

O musical (no cinema e no teatro) é muito popular nos EUA. Filmes que surfam nessa praia, hoje mais raros, tendem a ser bem recebidos pelo mercado. ‘La La Land’ oferece aos espectadores que gostam do gênero uma gratificação extra por ser um musical sobre musicais; um musical que brinca o tempo todo com a tradição e as convenções dos musicais. Além disso, é um filme sobre o próprio show business; sobre cinema e teatro, mais especificamente. Isso também exerce uma atração particular. E, no que se propôs a fazer, é de excelente qualidade, como demonstram os prêmios dos sindicatos dos produtores e dos diretores.

Depois do Oscar ‘so white’ no ano passado, temos uma edição com vários negros indicados nas categorias principais e bons filmes com temática racial. Como avalia essa discussão racial que sempre permeia o Oscar?

Embora correspondam a pouco mais de 13% da população dos EUA, os negros têm uma forte presença no show business americano (música, cinema, teatro). De fato, parece-me estranho não ver profissionais negros disputando prêmios nessas áreas em qualquer ano. E parece-me natural quando eles estão presentes. Não há nenhum favor nisso. ‘Moonlight’, por exemplo, é um dos grandes filmes do ano, e o meu favorito entre todos os indicados.

O Brasil não consegue uma indicação na categoria ‘Melhor Filme Estrangeiro’ desde 1999, com ‘Central do Brasil’. A comissão tem errado na definição dos longas?

O processo de escolha dos cinco indicados a filme estrangeiro é nebuloso até mesmo para os integrantes da Academia de Hollywood. O trabalho é feito por grupos que assistem a uma certa quantidade dos indicados, e passam alguns para a frente. Como nunca se sabe a composição desses grupos, e em qual deles cada filme cairá, qualquer prognóstico se torna muito difícil. Penso que a escolha do filme brasileiro deveria ser feita pela própria indústria (por meio, por exemplo, da Academia de Cinema Brasileiro), e não por uma reduzida comissão formada pelo MinC (Ministério da Cultura), e que sempre tem idiossincrasias. Na minha avaliação, o grande equívoco está nesse processo.

O que achou da escolha de ‘Pequeno Segredo’, que não conseguiu vaga no Oscar 2017?

Considero que a escolha de ‘Pequeno Segredo’ não representou o pensamento da classe cinematográfica brasileira. Foi resultado das idiossincrasias de um pequeno grupo escolhido pelo MinC.

Por que o Oscar, sendo uma premiação de americanos para americanos, ainda suscita tanto fascínio e movimenta o mercado de cinema no planeta?

Tem a ver com diversos fatores: é a mais antiga premiação do cinema, uma vitrine da indústria mais poderosa de cinema do mundo, envolve filmes e profissionais que são vistos e conhecidos em dezenas de países. Além disso, tem a cumplicidade da mídia, que aposta em audiência (e vê essa aposta ser premiada) quando fala do Oscar.

Veja também

Fábio Borges conta como é entrevistar as estrelas de Hollywood

Blog Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail jb.saladetv@terra.com.br

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade