1 evento ao vivo
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

Telejornais superam novelas no consumo de TV do brasileiro

O noticiário de política e economia se tornou protagonista na maioria das residências

12 fev 2017
14h38
  • separator
  • comentários

O brasileiro não consegue se desligar do noticiário. A conclusão parte de levantamento realizado pela GfK em janeiro, em 15 regiões metropolitanas do Brasil.

O jornalismo foi o gênero mais consumido em todas as cidades pesquisadas (confira dados completos abaixo). Novelas e filmes se intercalaram na segunda e terceira posições no ranking.

William Bonner, do 'Jornal Nacional', Adriana Araújo, do 'Jornal da Record' e Ricardo Boechat, do 'Jornal da Band'
William Bonner, do 'Jornal Nacional', Adriana Araújo, do 'Jornal da Record' e Ricardo Boechat, do 'Jornal da Band'
Foto: Facebook Globo/Record/Band / Reprodução

O início de 2017 tem sido marcado por notícias a respeito da Operação Lava-Jato, o tenso início de mandato do presidente americano Donald Trump, rebeliões em presídios e os altos e baixos na recuperação da economia brasileira.

O período de férias não abalou a audiência dos principais telejornais. Às 5h da manhã, o ‘Hora Um’ chega a marcar 7 pontos de média, cerca de 1,5 milhão de telespectadores somente na Grande São Paulo.

O ‘Jornal Nacional’ consolidou a recuperação de público ao longo do ano passado e tem registrado edições com 30 pontos nas últimas semanas.

Os jornalísticos da Record também estão em alta. As médias do ‘Fala Brasil’ (6 pontos) e do ‘Jornal da Record’ (10 pontos) neste início de 2017 são bastante positivas.

Apesar da instabilidade no jornalismo do SBT, provocada pelas mudanças repentinas ordenadas por Silvio Santos, o ‘SBT Brasil’ permanece inabalado, com 7 pontos de média.

‘Jornal da Band’ e ‘RedeTVNews’ também seguem curva ascendente na tabela de audiência. Conclui-se que o telejornalismo ganha cada vez relevância na vida do brasileiro.

Se antes as conversas triviais entre familiares, vizinhos, amigos e colegas de trabalho giravam em torno das novelas, agora os assuntos mais comentados são os escândalos de corrupção, a prisão de políticos, as delações premiadas, os projetos de reformas nos direitos dos trabalhadores, a violência urbana e a dificuldade financeira das famílias. Temas estes presentes diariamente em todos os telejornais.

Qual foi o gênero mais assistido em cada região do Brasil, em janeiro, de acordo com a GfK:

Sudeste : 1º Jornalismo, 2º Filme, 3º Novela.

Centro-Oeste : 1º Jornalismo, 2º Novela, 3º Filme.

Sul : 1º Jornalismo, 2º Filme, 3º Novela.

Nordeste : 1º Jornalismo, 2º Novela, 3º Filme.

Norte : 1º Jornalismo, 2º Novela, 3º Filme.

Blog Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail jb.saladetv@terra.com.br

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade