3 eventos ao vivo
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

Trump não tem culpa do fracasso de Schwarzenegger na TV

‘The Celebrity Apprentice’ enfrentou desgaste no formato e concorrentes fortes no mesmo horário

4 mar 2017
15h50
  • separator
  • comentários

O Exterminador acabou exterminado – no Ibope. Desta vez, ele disse a si mesmo: “You’re terminated. Hasta la vista, baby”.

A baixa audiência e as críticas negativas na imprensa fizeram Arnold Schwarzenegger desistir do ‘The Celebrity Apprentice’.

Após comandar sua primeira temporada no programa, entre janeiro e fevereiro, o ator e ex-governador da Califórnia decidiu não renovar com o canal NBC para uma nova edição.

Ele acredita que as polêmicas do início da presidência de Donald Trump provocaram rejeição ao reality show: “Quando as pessoas descobriram que Trump ainda estava envolvido como produtor-executivo e recebia dinheiro do programa, metade do público começou a boicotar a atração”.

Com Schwarzenegger, ‘The Celebrity Apprentice’ atraiu 4.9 milhões de telespectadores no primeiro episódio. A final amargou o quarto lugar no ranking de audiência, com 3.4 milhões ante os 6.1 milhões do desfecho da temporada anterior, em 2015, comandada por Trump.

O presidente americano não deixou barato, obviamente. Fez vários tweets ironizando o insucesso de seu substituto na TV, que não o apoiou na corrida à Casa Branca.

“Arnold Schwarzenegger não está deixando The Apprentice voluntariamente. Ele foi demitido por sua má (patética) audiência, não por minha causa. Triste fim de um grande programa”, escreveu Trump no microblog.

Trump e Schwarzenegger: guerra de gigantes na mídia americana
Trump e Schwarzenegger: guerra de gigantes na mídia americana
Foto: Canal NBC / Divulgação

Certamente milhares de pessoas deixaram de assistir ao reality em repúdio ao republicano. Mas esse tipo de boicote a uma atração ou emissora nunca funciona de maneira tão coordenada e eficiente.

Basta relembrar as inúmeras tentativas de derrubar a audiência da Globo, incitadas por quem acusa o canal de praticar jornalismo tendencioso e partidário.

Ainda que duramente atacada, especialmente nos protestos de rua e nas redes sociais, a Globo mantém liderança quase inalcançável no ranking do Ibope – à frente da soma dos índices de Record, SBT, Band e RedeTV.

‘The Celebrity Apprentice’ falhou por motivos alheios a uma suposta mobilização de telespectadores democratas.

Ainda que muito carismático, Schwarzenegger não estava à vontade no papel. Talvez preocupado excessivamente em se distanciar da imagem deixada por Trump e, ao mesmo tempo, sem ter como fugir da função estereotipada de julgar e demitir pessoas diante das câmeras.

Houve ainda a força da concorrência. O reality show disputou público com produções de sucesso como o ‘The Bachelor’, competição da ABC na qual dezenas de mulheres tentam fisgar um partidão, seriados consolidados da CBS, outros realities e transmissões esportivas.

E há o desgaste natural do formato. Na temporada anterior, ainda com Trump, ‘The Celebrity Apprentice’ registrou perda de 35% de público na comparação com a primeira edição com participantes famosos, em 2008.

A NBC não pretende desistir do programa, até porque o faturamento continua alto mesmo com os tropeços de audiência.

A rede de TV americana tem agora a difícil tarefa de achar um novo host para o show. Alguém capaz de exorcizar os fantasmas de Trump e Schwarzenegger. Missão para super-herói.

Blog Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail jb.saladetv@terra.com.br

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade