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Da música à comédia: relembre programas e VJs marcantes da MTV

23 ago 2012 - 09h17
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No último dia 16 de agosto, a coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo, publicou uma nota que informava que após mais de duas décadas no ar, a MTV Brasil, primeiro canal dedicado à música no País, seria vendida. Mas, apesar de a informação ter sido prontamente rechaçada pelo Grupo Abril, proprietário da sede nacional da emissora, a informação não chegou a ser colocada em dúvida pelos meios de comunicação, principalmente devido ao passado recente da rede.

Quando foi inaugurada, em outubro de 1990, a MTV tinha a proposta de ser voltada exclusivamente à música, tendo como carro-chefe a exibição de videoclipes, cada vez mais prolíficos graças à popularização da emissora original dos EUA. Esse aspecto único de sua programação atraiu o público jovem, gerando como consequência o crescimento de desse tipo de material, prática de divulgação que até então engatinhava no Brasil - já que havia poucos programas dedicados a ela, ou seja, pouco espaço para artistas exibi-la.

Com o passar dos anos, no entanto, o foco começou a mudar, e o entretenimento como um todo passou a comandar a grade nobre da emissora. Se o videoclipes foram sendo colocados de lado ao longo do período, em 2006 a Music Television nacional decidiu dar um passo ainda mais além, praticamente eliminando-os da rede. Música, a partir daí, só nas madrugadas.

Para reforçar o crédito ao rumor de venda da emissora por parte da imprensa, em 2011 a MTV cancelou uma série de atrações tidas como seus carros-chefe, como o Comédia MTV, e demitiu, de uma só vez, quase cinquenta funcionários. Na ocasião, o discurso oficial foi de que tudo não passava de uma reformulação da casa, cuja programação se voltaria, assim como nos primórdios, mais para a música. Claro, quando há demissões em massa, afirmações como essa costumam gerar dúvida, uma vez que estas costumam surgir também em tempos de crise. Mas a vida se seguiu, sem novos rumores - ao menos até a semana passada.

Com mais de 30 afiliadas, em frequências VHF e UHF, nas principais regiões do País, a MTV estaria, segundo a nota da Folha, negociando sua compra com investidores internacionais. Além do sinal de TV por todo o Brasil, o pacote incluiria o prédio onde a rede está sediada, na zona oeste de São Paulo. Com a venda da rede, o grupo Abril, dono dos direitos da marca até 2018, poderia renegociar seu contrato com a Viacom, interessada em mantê-la nacionalmente, batizando um de seus canais na TV paga. Ainda segundo o jornal, se isso acontecesse a atual programação da rede seria extinta. Em comunicado divulgado horas, o Grupo Abril negou que houvesse negociações em andamento.

Por uma nova mentalidade

A despeito de a música, como diz o próprio nome, ter sido a mais notória característica em seus primórdios, a MTV não se limitou apenas a ela ao durante sua existência. Ao longo dos anos o canal também apresentou diversos diferenciais em relação a seus concorrentes, atraindo uma boa porcentagem jovens como telespectadores fiéis. Debates abertos como a televisão nunca havia visto, discussões sobre temas antes quase não abordados, como sexo e drogas, atrações interativas, campanhas anti-preconceito e de esclarecimento sobre doenças e animações non-sense - como Beavis e Butthead - deram uma imagem cult à empresa. Verdadeiramente, uma emissora à frente das concorrentes nesse sentido. Foi, por exemplo, ela a primeira a exibir um beijo entre homossexuais na televisão brasileira, em agosto de 2001.

Mesmo com a reciclagem de diversas atrações que fizeram sucesso no passado - caso do Beija Sapo, apresentado pela modelo Daniela Cicarelli, cuja fórmula era a mesma do Fica Comigo, de Fernanda Lima -, o grande rodízio de VJs ao longo dos anos sempre a obrigou a se reformular. Assim, anualmente a emissora procurou trazer novidades, experimentando fórmulas diversas para serem mais exploradas. Foi o caso dos programas de humor mais recentes, como 15 Minutos, Comédia MTV e Quinta Categoria - todos já extintos -, que ajudaram a popularizar o estilo norte-americano de humor no Brasil.

Com os 22 anos de história da emissora em mente, o Terra preparou um especial que relembra os mais marcantes VJs da emissora, bem como os programas de maior sucesso e controversia no canal. Há desde atrações estritamente musicais, como o Disk e o Fúria, até programas de auditório ou talk-shows, como o Fica Comigo e o Gordo a Go-Go.

A apresentadora Sabrina Parlatore, alguns personagens do programa humorístico 'Hermes e Renato' e a modelo Fernanda Lima: eles são apenas alguns dos símbolos de uma emissora em constante mudança
A apresentadora Sabrina Parlatore, alguns personagens do programa humorístico 'Hermes e Renato' e a modelo Fernanda Lima: eles são apenas alguns dos símbolos de uma emissora em constante mudança
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
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