PUBLICIDADE

"Queria poder encontrá-lo mais uma vez", diz Chiquinha sobre Chaves

14 out 2011 - 06h54
(atualizado às 13h17)
Compartilhar
Gisele Alquas
Direto de São Paulo

A amizade entre María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, e Roberto Bolaños, o Chaves, ficou abalada depois da briga que os dois tiveram na Justiça pelos direitos da personagem, na qual ela saiu vitoriosa. Estão sem se falar há 18 anos. A atriz, que está no Brasil e falou com jornalistas na sede do SBT, nessa quinta -feira (13), disse que não guarda mágoas e que se pudesse, queria encontrá-lo mais uma vez: "antes que me aconteça alguma coisa, ou a ele, eu só queria a oportunidade de ter mais cinco minutos ao seu lado", se emocionou.

Para a atriz, a guerra pela propriedade da personagem Chiquinha manchou as lembranças "tão bonitas desses 24 anos de dedicação ao seriado". Quando lançou a Vila do Chaves, Roberto Bolanõs era o dono de todos os personagens, mas não renovou o contrato pelos direitos. A atriz explica que os personagens ficaram "sem donos" por 15 anos. Foi quando ela descobriu e registrou apenas a Chiquinha em seu nome: "poderia ter registrados todos os personagens, porque não era ilegal", afirmou. Quando Roberto Bolaños ficou sabendo, não gostou da atitude da atriz e, a partir daí, passou a ignorá-la.

Fim do seriado
María Antonieta lembrou do momento em soube que o Chaves iria acabar: "cheguei na TV e não gravamos o programa. O Bolaños justificou que nunca mais iríamos gravar o seriado porque ele não tinha mais aparência de menino. E o Chaves exigia que ele fosse um menino. Fiquei assustada e muito triste, pois o grupo era unido. Essa foi a única explicação que tivemos para o fim de Chaves", afirmou.

A atriz contou que, no mesmo dia em que ficou sabendo do fim de Chaves, disse para Bolaños que iria seguir com a Chiquinha, e que ele a incentivou buscar sua oportunidade. "Eles me deram a chance de ter meu próprio programa. Criei o roteiro e apresentei aos produtores da emissora, que demoraram meses para me dar uma resposta. Cinco profissionais analisaram a atração e um deles era o Roberto Bolaños, o único que não aprovou. Apenas me falaram que ele não queria. Mas depois o dono da emissora viu, gostou e foi para o ar".

O programa da Chiquinha ficou seis anos no ar e foi líder de audiência. A atriz registrou a personagem nessa época. "Eu não quis tomar a propriedade dele, apenas registrei a Chiquinha porque precisava trabalhar. Quem criou o nome foi ele, mas eu já interpretava a personagem em outros programas. Eu criei o visual dela. O primeiro vestido da Chiquinha para a Vila do Chaves, foi minha mãe quem costurou".

Apesar de nunca mais terem se falado, María Antonieta garantiu que tentou várias vezes contato com Roberto Bolaños e a mulher dele, Florinda Meza - a Dona Florinda, do seriado - mas os dois nunca quiseram retomar a amizade. "Sempre vou ter um enorme carinho e admiração por eles", se emocionou.

María Antonieta de las Neves esteve no Brasil pela primeira vez e falou com jornalistas, na sede do SBT
María Antonieta de las Neves esteve no Brasil pela primeira vez e falou com jornalistas, na sede do SBT
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade