PUBLICIDADE

Após 6 anos, Rafaela Mandelli volta às novelas como policial

7 jun 2014 - 16h53
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Rafaella Mandeli
Rafaella Mandeli
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias / TV Press

Rafaela Mandelli está redescobrindo o universo das novelas. Há seis anos sem integrar o elenco de um folhetim – o último foi Os Mutantes – Caminhos do Coração –, a atriz encara Sabrina, sua personagem em Vitória, com ares de novidade. Seus últimos trabalhos na TV se resumem a séries como O Negócio, da HBO, e Fora de Controle, da Record, entre outros projetos que possuem um tempo de preparação e captação de imagens diferenciados em relação às produções que vão ao ar diariamente.

"Mas acho que a tendência é cada vez mais as novelas se aproximarem da linguagem das séries, com melhores equipamentos e melhores interpretações. Acredito que estamos evoluindo nesse sentido, mas é um aprendizado por ser um tom e um ritmo diferente", analisa. 

Na história escrita por Cristianne Fridman, Rafaela interpreta uma delegada adjunta que trabalha com o pai, Ramiro, de Jonas Bloch. Apesar de tentar separar a relação familiar da profissional, a personagem bate de frente com o progenitor a todo momento. Principalmente quando percebe que ele não tem um caráter tão incorruptível como imaginava.

"Sabrina descobre determinadas atitudes do pai com as quais não concorda, que não são o que ela defende e nem o que aprendeu com ele. Esse conflito entre os dois é muito grande e se estabelece desde o início", explica. Com um grande poder de decisão e autonomia dentro da corporação, Sabrina vai ser uma "pedra no sapato" para o grupo de neonazistas, comandado por Priscila, vilã de Juliana Silveira. "Ainda não sei direito como será isso, vai ser uma surpresa até para mim. Mas ela vai incomodar esse pessoal", despista.  

Não é a primeira vez que Rafaela interpreta uma policial. Em Fora de Controle, ela deu vida a uma inspetora da polícia, a Clarice. Por isso, aproveitou para resgatar algumas referências da preparação que fez para a série escrita por Marcílio Moraes. Na época, visitou delegacias e conversou com algumas delegadas. Algo que também achou conveniente repetir para construir Sabrina. "Conheci três delegadas que são muito vaidosas, são mães, donas de casa, esposas... É isso que estou tentando trazer para minha personagem, essa 'mulher maravilha' que a gente tenta ser todos os dias", brinca.

Saber manusear uma arma também fez parte do laboratório. Rafaela participou de aulas de tiro e entendeu em que situações os policias utilizam o revólver na cintura e onde ele fica guardado quando estão na delegacia. "Tem uma série de cuidados que estou tomando para conseguir passar verdade com a personagem", salienta. Mas ter um contato tão próximo com uma arma foi uma experiência, no mínimo, esquisita para a atriz, apesar de já ter passado por isso na época de Fora de Controle. "Atirei com balas de festim e o impacto foi enorme. Mas estou tentando trazer para a Sabrina uma segurança e um poder diante dos artifícios que ela tem e a arma é um deles", ressalta.

Daqui a alguns meses, Rafaela poderá ser vista encarnando dois papéis diferentes ao mesmo tempo na tevê. Além da Sabrina de Vitória, ela volta a aparecer na pele de Karin, na segunda temporada de O Negócio, prevista para estrear no segundo semestre. E é justamente essa possibilidade de transitar por diferentes tipos e produções que mais instiga a atriz. "É muito cômodo você estar em um lugar em que tem facilidade de fazer um determinado perfil de personagem e estacionar ali. É disso que eu fujo. Se tem uma coisa que não sou na minha profissão é acomodada", ressalta.

Sinal vermelho

Na hora de mudar o visual para viver uma nova personagem, Rafaela Mandelli não tem qualquer tipo de apego. Pelo contrário. É uma ferramenta que a ajuda a incorporar a personalidade que o papel exige. Por isso, ela adorou pintar os cabelos de ruivo para interpretar Sabrina. "Tem tudo a ver porque ela é moderna e o cabelo tem uma praticidade que combina com sua rotina", afirma.

O novo visual requer cuidados. De 10 em 10 dias, Rafaela precisa hidratar os fios e retocar a cor. Mas o ritual de beleza já entrou na rotina da atriz sem grandes problemas. "Estou amando. Sempre gosto de mudar bastante de uma personagem para a outra. Eu nunca tinha ficado ruiva, então foi uma mudança interessante", avalia.

Instantâneas

# A estreia de Rafaela Mandelli na tevê foi em Andando nas Nuvens, novela exibida pela Globo em 1999.

# A primeira protagonista da atriz foi a Nanda, da temporada de 2001 de Malhação.

# Em 2007, Rafaela assinou contrato com a Record.

# O Negócio, protagonizada por ela ao lado de Michelle Batista e Juliana Schalch, é a terceira série mais assistida na HBO, ficando atrás de Game Of Thrones, em primeiro lugar, e True Blood, em segundo.

Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade